Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho a certeza absoluta. (Einstein) But the tune ends too soon for us all (Ian Anderson)
De quando em quando, somos confrontados com noticias como esta: "A inspecção foi suspensa..."
Imagino se não fosse...
Não sei que diga? Os suecos estão a exercer represálias? Sobre quê?; as não conformidade detectadas são mentira?; A entidade que validou a conformidade do navio, não viu nenhum dos defeitos que aqui se assinalam?; e antes, ninguém detectou o que quer que fosse?
Paquete Funchal retido na Suécia com "sérias deficiências" de segurança
foto Steven Governo/Global Imagens
As deficiências foram detetadas numa inspeção de rotina que decorreu terça-feira no porto de Gotenburgo, onde o navio está parado, depois de uma viagem de 12 dias no Cabo Norte. "Encontrámos sérias deficiências no navio. Havia tanta coisa que decidimos cancelar a inspeção", disse, a um jornal sueco, Mårten Dahl, inspetor principal da Agência de Transporte Marítimo.
Os inspetores encontraram "dezenas de defeitos técnicos no navio", que incluem problemas com equipamentos salva-vidas que não estão aprovados, portas estanques que não fecham devidamente, problemas com fogo e conhecimentos de segurança inadequados por parte da tripulação.
A inspeção foi suspensa até que os problemas fossem resolvidos, tendo de decorrer nova inspeção para que a continuação da viagem seja autorizada. A bordo do paquete estariam cerca de 400 passageiros, cerca de 150 terão já optado por deixar o navio, visto que não há qualquer indicação de quando é que a viagem (inicialmente de sete dias) poderá ser retomada e o regresso ao porto tinha de ocorrer segunda-feira.
"Eles estão a tentar reparar o problema. É possível que consigam recuperar tudo hoje mas depois é preciso haver nova inspeção e isso demora um pouco mais. Não tenho nenhuma ideia ou informação de quanto tempo é que isso poderá demorar", disse, na quarta-feira à tarde, Johan Helmer, representante da empresa em Gotenburgo. Mas esta quinta-feira o navio continuava atracado no porto.
Os passageiros não se aperceberam de imediato do que se estava a passar e alguns alguns ainda chegaram a pernoitar no navio. Mas muitos acabaram por decidir abandonar a viagem, estando a ser ressarcidos do valor, que pode variar entre 1020 euros por um "deck" interior e 2900 euros por uma suite.
Luiz Boavida Carvalho
Medicina Quântica?? A proliferação de estranhas profissões nos dias de hoje, e de profissões antigas mas com terminologias "complementares", não é mais do que um sinal da aculturação que se apossou da nossa sociedade. É, portanto, um regabofe!
http://www.youtube.com/embed/4T4vc1QqiPM?feature=player_embedded
Esta estrada na Noruega é, sem dúvida, um momento a não perder. Mesmo que seja só em video (enviado pelo Tó Granjo)
E eu que pensei, durante algum tempo, que a recente novela Mourinho-Ronaldo, fosse um fait-divers orquestrado pelos dois, para aparecerem, mais tarde, como mecenas da Livraria Sá da Costa.
Que pena, que pena!
...que gente, que maneiras, que tonteira, que desporto!
(Reflexão para LFilipe)
Presumo que conheço o sentimento de perda. Pelo menos desta que aqui refiro de seguida.
Quando, no ano passado, pensei em fazer um álbum de fotos sobre a minha estadia em Moçambique/Nacala, e constatei tê-las perdido, foi um momento singular. Fiquei desolado, e desde aí não mais tive o entusiasmo para tirar fotos que tinha até então.
Imagino que o sentimento que te invadiu, quando com o Rui Peixoto viajavas e perdeste o teu diário, tenha sido algo semelhante.
Mas olha, eu sou diferente de ti. Em muitas coisas. Tu foste capaz de passar por cima disso, e voltar a fotografar e ter entusiasmo em gozar o momento. Eu, a par de outros que não interessa agora abordar, ainda não consegui recuperar...
Ontem, quando telefonaste de Houston, a dizer que ias visitar o Centro Espacial, fiquei esfuziante; por te teres lembrado de mim e do entusiamo que sempre nutri pela astronáutica, e pela preparação que os astronautas têm, e pelo facto de estares a conseguir um sucesso que a mim nunca me passou pelos "garganetes". Este reconhecimento, ou seja, saber que estás a realizar-te profissionalmente, coisa que eu, de uma forma ou de outra, nunca consegui(!), é uma imensa e inigualável alegria para mim. Saber que, a par da tua vida privada, estás a ter um percurso invejável, intocável, e etc...ável:).
Por isto, e por estar sempre a desejar partilhar do teu quotidiano, que é, como imaginas, um gozo do caraças para mim, me intriga não verteres toda essa experiência...no papel. Era outra forma de estar contigo e de passar mais uns grandes momentos a gozar, sozinho, algo único.
Desculpa pela confissão, mas não imaginas o que é ouvir-te, ver-te, e, claro, pensar em ti.
Bjcs