Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho a certeza absoluta. (Einstein) But the tune ends too soon for us all (Ian Anderson)
domingo, 26 de junho de 2016
Desporto- Futebol
Se Renato Sanches tivesse jogado de início na vez de André Gomes, se Cédric soubesse cruzar bolas, se tivéssemos outra opção para defesa central em vez daquele rapaz que é capitão do Southampton e cada vez que vê uma bola à frente chuta para o ar, se, se...talvez não tivéssemos de esperar 116 minutos, nem render homenagem a Quaresma...
sábado, 25 de junho de 2016
Música - Côro da OE
sexta-feira, 24 de junho de 2016
segunda-feira, 20 de junho de 2016
sexta-feira, 17 de junho de 2016
Reflexão-João Lopes (blog)
Reflexão-Francisco J. Viegas
http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/lagerback-compreendeu-o-genio-do-teatro-1464303
Lagerback compreendeu o génio do teatro português.
por FJV, em 05.06.16
Informação gratuita: Lars Lagerbäck estudou ciência política e economia na universidade de Umeå, pacata cidade no golfo de Bótnia (entre a Finlândia e a Suécia), terra de várias estrelas do futebol feminino. Lagerbäck deixou a ciência política e é hoje treinador da Islândia. É dele uma das frases da semana, ao nomear Pepe e Ronaldo como especialistas em teatro. Para quem viu a final da Champions, Pepe merecia um Óscar para a pior cena de falso agredido, e Ronaldo uma menção para o melhor falso rasteirado. Ele tem razão, mas Pepe e Ronaldo são nossos, há que defendê-los; não é um tipo do golfo de Bótnia que vem dar-nos lições. No fundo, Umeå é apenas o berço da maior parte das bandas de rock sueco, uma irrelevância ao pé da nossa queda para o teatro. Queda, mesmo.
quinta-feira, 16 de junho de 2016
Soneto
CONTA E TEMPO
Deus pede estrita conta de meu tempo.
E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta.
Mas, como dar, sem tempo, tanta conta,
Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?
Para dar minha conta feita a tempo,
O tempo me foi dado, e não fiz conta.
Não quis, sobrando tempo, fazer conta.
Hoje, quero fazer conta, e não há tempo.
Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passatempo.
Cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta !
Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo,
Quando o tempo chegar, de prestar conta
Chorarão, como eu, o não ter tempo...
sábado, 11 de junho de 2016
Reflexão ( ao blog "dois dedos de conversa")
Mas escrevendo sem receios nem limitações de qualquer espécie. Que inveja...
Patuscamente tenho uma filosofia semelhante no blog que mantenho há uns anos, apesar de nem tudo poder escrever. Mas isso são contas de outro Rosário como soi dizer-se. Apenas os meus filhos o visitam, esporadicamente, e deixando um comentário apenas quando se justifica (eles sabem-no...)
Vou continuar a lê-la, sempre que puder. Porque hoje em dia, com o ror de informação que nos invade é, sem duvida, um momento enriquecedor.
Ah, é verdade, uma palavra de solidariedade porque aprendi essa língua com três anos :)
Ich gratuliere sie und danke sehr für den blog
Luiz Carvalho
É isso mesmo: este blogue serve-me como auxiliar de memória. Tem-me prestado grandes serviços.
Já aos receios e limitações, não é bem assim. Tenho um filtro muito forte (ainda um dia vão descobrir que quem vos escreve é um homem que vive numa aldeia bávara sem graça nenhuma, excepto paisagem...).
sexta-feira, 10 de junho de 2016
Diogo (São Jorge com Viviane)
quarta-feira, 8 de junho de 2016
sexta-feira, 3 de junho de 2016
Courier International (Maio 2016)
quinta-feira, 2 de junho de 2016
Reflexão (LBC)- Europeu 2016
(ESCRITO EM 30.05, antes do jogo particular com a Inglaterra que teve lugar em 02.06, e em que Bruno Alves foi expulso aos 35' com vermelho directo).
Ontem, 29.05.2016, a selecção nacional jogou e venceu, em jogo de preparação, a congénere norueguesa por 3-0.
Confesso que foi um pouco contra-vontade que vi o jogo já que, no dia anterior, tinha visto a final da Liga dos Campeões entre os dois rivais de Madrid, e que o Real venceu nas grandes penalidades com um último golo de Ronaldo. Apesar de ter resistido até ao fim, não me pareceu um grande jogo, uma grande final, dois grandes clubes, etc. Antes me pareceu uma injustiça, já que o Atlético fez uma óptima recuperação e os do Real estavam físicamente inferiorizados.
Mas ontem, contra uma equipa notoriamente inferior, conseguimos ganhar. Com um primeiro grande golo de Quaresma que mais tarde, de livre e no mesmo local, não conseguiu repetir o feito (será que o primeiro foi intencional?...); e com um segundo golo desenterrado por um portentoso e bem encenado (pareceu-me!) mergulho de Adrian...
Esperemos que não se distraiam a marcar golos em jeito, nem encenem este tipo de mergulhos no europeu...
Quanto ao europeu, compreendo, desde logo, as declarações de Fernando Santos.
No entanto, não nutro o seu optimismo. Aliás como ē meu costume. Senão vejamos; Rui Patrício continua a parecer-me um keeper inseguro e com lacunas que poderão, num momento, hipotecar tudo. Aliás tal como a personalidade de Pepe e Bruno Alves. A qualquer momento, arriscam-se a ser expulsos, sobretudo Pepe, deitando por terra um trabalho de conjunto. De resto, não temos centrais, tal como não temos pontas de lança. Sem ser Cédric, ex-Sporting, e Eliseu do Benfica, desconheço vários dos novos elementos da selecção a jogar no estrangeiro.
No meio campo, entre os três do Sporting - William, João Mário e Adrien -, e Moutinho e Renato do SLB, parece-me que estaremos bem servidos.
No ataque, e como é hábito, não hå ponta de lança. Mas se calhar continuamos a não precisar. Entre Ronaldo, Nani e Quaresma, mas unicamente se as coisas nao correrem mal, poderemos sobreviver. Mas não me parece. O habitual estilo desprendido, descomprometido, desresponsabilizado, senão desmazelado, de Quaresma, o bipolarismo de Nani e uma (im)provável lesão de Ronaldo, como antes já aconteceu ou como se tem vindo a prenunciar, poderão deitar tudo a perder.
Pobre Fernando Santos! Pobres adeptos! Pobre País!
Luiz Boavida Carvalho
Reflexao-MBacelar Begonha
Como dizia Tinbergan, é preferível a felicidade nacional bruta ao PNB, porque a primeira estimula o país e o segundo deprime, e um país deprimido não vai muito longe… Mas só é possível pensar e sentir o que acabou de ser escrito através do espírito e da formação adquirida através da verdadeira prática do desporto, de acordo com os seus princípios de solidariedade, de abnegação, de tolerância, de persistência e até de inteligência, mas sempre com o objetivo de promover o bem num espírito de entreajuda, com todos.
M. Bacelar Begonha (DN 18.05.2016)
quarta-feira, 1 de junho de 2016
Engenharia-Túnel ferroviário de Gotthard
Gotthard: Längster Eisenbahntunnel der Welt eröffnet
Passagiere twitterten Fotos von der Fahrt durch den Tunnel:Der rund 11 Milliarden Euro teure Gotthard-Basistunnel ist das Herzstück der "Neuen Eisenbahn-Alpentransversale". Mit diesem europäischen Großprojekt sollen weite Teile des Güterverkehrs zwischen dem Nordseehafen Rotterdam und Genua am Mittelmeer von der Straße auf die Schiene verlegt werden.