Mas uma saúde muito, muito especial.
Na sala onde irá ser o refeitório, e com uma assistência de cerca de 30 pessoas, com um projector, e com a habitual pompa e circunstáncia que (ainda) tem presidido a estas manifestações, o orador (Gifone...) iniciou os trabalhos, exibindo um fácies de preocupação.
Então, o palestrante, e como de costume, começou por manifestar a preocupação que a Vale tem com as pessoas, com a sua saúde, com a preservação da vida, blá blá blá.
Até aqui nada de novo...
De seguida mostrou no ecrã, uma mensagem de uma directora executiva, onde se lia todo um sem numero de procupações que a Vale tinha com os trabalhadores. Angélico!
Dissertou sobre os cuidados que devemos ter com o peso, o que é ser gordo, obeso, ter peso a mais, a menos, falou e calculou o índice de massa corporal. Curiosamente - que não para mim -, depois de fazer os cálculos, o peso dele estava um pouco desregrado, devia ter 75 e tinha 89...
Falou depois dos cuidados de alimentação que se deve ter, nomeando a necessidade de comer fruta, os legumes, a comida ideal, a necessidade de evitar a fast food.
Dissertou também sobre as doenças que podem ser desencadeadas por uma alimentação desregrada; o colesterol, a diabetes, etc.
E rematou com a necessidade de fazer exercício físico diário. De preferéncia caminhar 30 minutos. Isto se não se tiver outra alternativa como um ginásio.
Não queria acreditar. O meu lugar não pode ser este.
Às vezes interrogo-me se estou num filme do Fellini ou do Carpenter. Ou se de repente, tudo ficou doido, insane!!Ou se será uma experiéncia que os extraterrestres estão a fazer connosco??
30 marmelos a falar sobre algo que é perfeitamente impossível de implementar no local onde estamos. E alguns, coitados, ainda ajudam à festa "contando a sua experiência" de quando eram (obesos) gordos e conseguiram emagrecer. Enfim, uma telenovela. E ao vivo. Só a mim...
0 outro, por acaso da mesma etnia, e aqui há uns anitos, dizia " i had a dream".
Havia de estar aqui...