quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Reflexão-The Venus Project

Antes de mais, e como bem sabes, é sempre com uma imensa alegria que recebo textos como este que escreveste. Não imaginas (imaginam…) a felicidade que sinto quando te/vos leio. É como se o pensamento de ontem ou de há instantes, se concretizassem…:). 
Para já, é um texto concebido por ti, cuidado, bem escrito e com uma enorme e justificada preocupação quanto ao futuro. Tem sido uma obsessão genuína da tua parte, e felicito-te (também) por isso.
Por isto tudo, paro, e leio-o (s), sempre, com toda a atenção. Por isso manda mais :)
Convidaste-me a conhecer o “The Venus project”. Que melhor maneira de o fazer, senão ouvindo o mentor, o arquitecto Jacque Fresco? Fi-lo no vídeo “TedxOjai Resouce based Economy”, e fiquei sensibilizado com a visão, ou seja, o facto de haver pessoas que ainda se preocupam, desta forma, com o bem estar do ser humano. Tenho consciência de que sou um tipo pessimista, e que não acredita, pela História, pela experiência, etc., na natureza do ser humano. Ou aliás, acredito, mas no seu manancial de imperfeições. Independentemente disso, e porque sempre respeitei o que pensas, fui ver o vídeo e o site.
Claro que, como bem sabes, sou muito céptico quando, neste tipo de apresentações, me comunicam que estou perante “A” solução. Mais ainda quando me pedem “support” para essa mesma solução (vídeo em que uma senhora e um senhor apresentam o projecto). Compreendo que nada neste mundo que (des)construímos, funciona sem o factor económico. Mas que isso é inibidor – na minha óptica – de me identificar com “A” solução, é. Por isso lamento que, apesar das boas e genuínas intenções que transparecem do autor, eu levantar dúvidas quanto ao sucesso da empreitada a que se propôs.
Mas cinjamo-nos aos aspectos positivos, porque é de isso que se trata. E aí, sem dúvida que desde o discurso positivista, ao projecto que apresenta, cheio de verde, de espaço bem delineado e aberto, passando pelas preocupações na erradicação da guerra, da pobreza e de todos os males de que a sociedade enferma, é uma visão que não se pode deixar de aplaudir e de apoiar, nestes conturbados tempos que vivemos.

Desculpar-me-ás a forma sincera e frontal como apresento o problema, mas já não tenho jeito para dizer coisas que me não vão no íntimo. Que é um projecto ousado e interessante? Sem dúvida! Que Jacque Fresco é uma pessoa sã, honesta e bem intencionada? Sem dúvida.
Mas neste mundo ainda são poucas as pessoas que poderão contribuir para a sua melhoria.

Por isso, e aqui sim, sinto-me realizado, é bom saber que participei, como participei, na criação de uma pessoa como tu :), que vai contribuir, certamente - tal como o Jacque Fresco -, para um mundo melhor
Bjc e obrigado pela partilha


Sem comentários:

Enviar um comentário