sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Reflexão - Tancos, Fuzileiros e Munições (LBC)

Pergunta: Não, não vou perguntar como é possível perder a caixa de munições, ou como se pode isto passar depois do episódio de Tancos, ou como um condutor civil acha aquilo na estrada. 

Prefiro ironizar: esperemos que os rapazes dos aviões tenham mais cuidado...

NOTÍCIA
Fuzileiros perderam caixa de munições e só deram por isso quando um condutor a achou na estrada
Caixa com mil munições de 9 mm caiu na estrada e foi recuperada por um automobilista, que a entregou à polícia. Quem recebeu o material nos paióis também não se apercebeu da falta da referida caixa.

"Isto tem o mesmo efeito de Tancos", admite uma fonte ouvida pelo DN sob anonimato, aludindo ao sentimento de insegurança que a falta de controlo do material de guerra por parte dos próprios militares gera junto dos cidadãos.
A falta da caixa de munições só foi descoberta esta quinta-feira, depois de o Ministério da Defesa ter recebido o alerta da PSP - a quem um civil a entregou após recolher na estrada - e ter identificado o material como pertencendo aos fuzileiros.
O que se sabe é que os responsáveis pelo transporte do material entre a base naval de Lisboa - no Alfeite, onde foi retirado dos contentores selados embarcados na Lituânia - e a Escola de Fuzileiros em Vale de Zebro (Barreiro) não deram pela falta da caixa no momento da sua entrega.
Por outro lado, quem recebeu o material nos paióis da Escola também não se apercebeu da falta da referida caixa, ficando por perceber como é que voltaram a falhar as medidas de controlo e gestão de armas e explosivos nos paióis após o reforço supostamente draconiano que lhes foi dado em todas as unidades na sequência do furto de Tancos, em junho de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário