quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Reflexão - LBC (Hidroginástica - igual ao litro...)


(enviado em 30.10.2024)

 (À Direcção Técnica da Piscina do Monte da Caparica)


Exmos. Senhores:

1 - Chamo-me L... e tenho o cartão nº 90004648 da CMA.

2 - Frequento as instalações da Piscina Municipal do Monte da Caparica desde 07.10.2022, no âmbito do projecto “Alma Senior”, na aula que decorre entre as 11.05 e as 12.45, às quartas e às sextas feiras.

3 - Em 23.10.2024 (quarta feira), e pela primeira vez, foram os utilizadores confrontados, pelo instrutor (António Calado?), com um pedido de verificação de presença, logo no início da aula, quando já todos os participantes se encontravam dentro de água.

4 - Sendo um protocolo novo, perderam-se, assim, cerca de 10 (dez) minutos da aula com a verificação de presenças. 
Esperava eu que fosse um momento único, mas não repetível em aulas futuras. Engano meu!

5 - Em 30.10.2024, o mesmo instrutor procedeu a uma verificação idêntica. Mas, desta vez - muito provavelmente confrontado com comentários sobre a perda de parte da aula anterior -, mas por forma a não colidir com o tempo de aula, o instrutor ía mostrando os exercícios a fazer, ao mesmo tempo que procedia à “chamada” dos presentes. 
Claro que esta "nova metodologia" não resultou, havendo exercícios que demoraram mais do que o costume antes de serem alterados, pessoas que comentavam sarcasticamente esta nova metodologia, etc.

6 - Como é habitual nestes casos, ouvi uma série de comentários e manifestações por parte de alguns utilizadores que se insurgiam - em surdina ! -, contra a persistência em se iniciar a aula desta forma.

7 - Não sendo eu porta voz de quem quer que seja, mas guiando-me, como sempre fiz, pelo minha maneira de pensar e questionar, coloquei-me as seguintes questões:

a) porque é que se faz esta chamada às quartas feiras e não se faz às sextas feiras, se ambas se inserem no projecto da “Alma Senior"?
b) porque é que nos outros anos - com o Nuno, nosso habitual instrutor -, nunca se efectuou qualquer tipo de “verificação de presenças”?
c) se todos os utilizadores são obrigados a passar o cartão na entrada, por que se faz esta “dupla verificação”?
d) não seria mais lógico o instrutor consultar o software daquele dia e fazer o download das presenças?
e) ou o instrutor, por uma razão que o (e nos…) ultrapassa, não pode ter acesso ao software?


8 - Ansiando por que a folha A4 em que o instrutor regista as presenças não se perca (…), desejo, com esta pequena reflexão, contribuir para a “melhoria contínua”, seja das nossas aulas, seja do vosso empreendimento, quiçá num eventual Processo de Gestão de Qualidade.

Os meus cumprimentos

L...

Sem comentários:

Enviar um comentário