segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Filme-Unstoppable (Imparável)

Um filme do falecido Tony Scott que, apesar de poder ser considerado como "americanada" com o sensacionalismo que é inerente, baseia-se em factos reais, não deixando de chamar a atenção para um conjunto de questões que cada vez mais são negligenciadas, mas que marcam a sociedade que insistimos em (des)construir:
a)A importância do desempenho profissional autónomo de cada um, na sua actividade específica;
b)o valor da experiência nessa mesma actividade;
c) o desprezo crescente pela vida humana em deterimento da ganância e do ganho financeiro.

Quanto ao primeiro, recordo a forma negligente, como o responsável pela composição Dewey (o actor Ethan Suplee), desempenha mal a sua função, perdendo o controlo daquela por facilitamento do processo, depois de ter tropeçado, caído e não conseguindo subir à locomotiva.
Quanto ao segundo, Denzel Washington antevê, ao longo do filme, por diversas vezes, o que poderá ou irá acontecer. A sua experiência profissional e a formação de base, a humana, isso originam.
Finalmente, e fazendo jus aos tempos que correm, a forma como o topo da hierarquia (Kevin Dunn) ataca e equaciona o problema, descartando-o, e pondo a questão financeira à frente de milhares de vidas humanas.

Curioso como, entretanto, vão ocorrendo, cada vez mais, desastres desta natureza; seja a queda de aviões, naufrágios de barcos ou descarrilamento de comboios...

Sem comentários:

Enviar um comentário