quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

VetVals - 26.12.2017

Zé:

0- Apesar de ser dirigido ao Manuel, respondo já eu.

1 - quem prevaricou foi o CA. Ele habitualmente não reconhece que errou. Invadiu o campo adversário, puxou a rede, enfim, um muito mau momento de completo descontrolo (pelo mau passe QUE EU executei!, tenho de reconhecer) que pode acontecer a todos. Daí eu ter opinado ser de atribuir a bola à equipa A pelo completo descontrolo do momento.

2 - Quanto a haver equilíbrio e justiça, será sempre difícil, dependente da equipa em que tu, o Manuel ou o Amorim jogarem. Refiro os três porque são os menos imparciais, os que habitualmente rezingam e que levam aquilo como se do último jogo se tratasse! Independentemente de não ter, nem entender, a vossa postura, far-me-ão a justiça de reconhecer o meu empenho na refrega, sem necessidade de exteriorizar daquela (vossa) maneira. Cada um é como é, é verdade!
E se não acreditam, veja-se o universo da amostra, ou seja, medita em quem se mais se manifesta com as bolas fora / dentro, com o andamento do resultado ou, como foi hoje, com a invasão de campo com falta na rede. 

3 - Penalizar o Orestes ou o Barroso parece-me incorrecto. E porquê? Porque hoje em dia eles são os próprios a inibirem-se de disputar bolas em cima da rede e raras vezes o fazem. Aliás, não me parece justo comparar a bola de hoje do CA (!) com alguma do Orestes. O Orestes bate quase SEMPRE na rede, mas não daquela maneira. E o Barroso está radicalmente diferente de quando começou. O que hoje se passou não se compara às dezenas de faltas na rede do Orestes, ou às do Barroso. Se começássemos a marcar faltas aos dois (quem o iria fazer?...), para mim é claro qual iria ser o desfecho...

4 - Finalmente, não me parece ser justo comparar quem como o Amorim ou tu ou eu jogaram federados, com o Orestes ou o Barroso. Nós, somos os que devemos dar o exemplo; dar o exemplo, repito. E evitar situações como as de hoje. Eles, se o fizerem, compreendo perfeitamente (eu sei, eu sei Manel que não concordas!...) porque nunca tiveram escola e, na minha opinião, mesmo pondo em risco a integridade física (veja-se o Luis Miranda e os meus tomates no treino de hoje :)...), não deverão ser tratados de igual maneira como nós, os que tiveram escola, preparação e sabem, ou deviam saber, estar dentro de campo.

5 - Este núcleo tem esta faceta de mesclar pessoas com origens diferentes no voleibol, pelo que o extraordinário e único (!!) trabalho que temos vindo inconscientemente a fazer ao longo destas dezenas de anos, terá de contemplar isso mesmo, ou seja, ter a amplitude e a compreensão necessárias para saber enquadrar os menos tecnicistas, os menos aptos fisicamente e, claro, os que, pela idade, pela CAE (Clubite Aguda Extremada) ou pela cabeçorra, têm menos jogo de cintura :) 

NOTA 1 - Detesto escrever nestas condições. Por recear sempre, tal como já aconteceu com os meus filhos, desencadear mal-entendidos. Proponho continuarmos a troca de impressões noutro palco, talvez no jantar, num almoço a três ou quando eu tiver a casa da Alameda em condições...

NOTA 2 - Só tu Zé me farias estar a pé a esta hora. Depois de 4 sets, uma porrada nos tomates, um ombro a ganir, um joelho queixoso, já nem sei se estou a escrever com os nós dos dedos ou com o nariz...

Até amanhã
E não é camaradas!!

Sem comentários:

Enviar um comentário