sábado, 16 de abril de 2022

VetVals - José Pina Gil

Em 03 de Abril de 2022, faleceu o José Pina Gil.


 










 

Nestas alturas é sempre incontornável o "recordar". E o quê? Muita coisa! Antes de mais, e por muito que isto constitua um lugar comum, a completa disponibilidade para ajudar quem dela precisasse. Nunca havia azedume, ressentimento ou má disposição! A calma e a procura de solução "pacífica" era uma constante. Com o sorriso, genuíno!, a acompanhar.

Por exemplo, quando cheguei ao núcleo, em Dezembro de 1988, na forma como ele me recebeu. Na constelação de antigas estrelas do Técnico que então havia, eu ainda me sentia mais pequeno do que o que era. No entanto ele desmistificou completamente e fez-me sentir, literalmente, mais um entre muitos. Depois, a habitual cena na época de Natal, momento em que ele nunca se esquecia de levar um par de meias da loja e as distribuía pelo pessoal. Depois, em jogo, aquela segurança, fosse na recepção, na colocação defensiva, fosse o remate. Então a passa que (ainda!) era aquele remate! Regra geral nunca falhando (ou não fosse da escola do Técnico) e caso tocasse no bloco a desaparecer lá longe. 

Recordo-me, igualmente, da história do Álvaro que me contava quando ele  procurava, sistematicamente, uma solução para qualquer problema que houvesse na loja: "neste momento não tenho, mas amanhã já tenho". 

Sintomático é o que ele escreveu quando lhe pedi para contribuir para o "meu livro de amigos". O tempo que ele "perdeu" a relatar, objectivamente, ao longo de 5 páginas, o maior encontro de amigos que houve nos últimos tempos ou seja, o do VetVals. Tal como eu, ele sentia e sabia que este grupo era único. E tal como eu, hoje, parece que sempre anteviu o que se iria lentamente (e cruelmente...) passar.

Mas sempre com um sorriso e com uma disposição inigualáveis.

Recordo-te, todos os dias.

Zé, sabes bem que não me arranjaste as cassetes VHS com a vossa ida ao Porto! Não há problema! Vê-mo-las qualquer dia. E, conforme terminaste na tua dedicatória no meu livro, trazes o teu "tripé para filmarmos o jogo"...

 









Sem comentários:

Enviar um comentário