domingo, 23 de agosto de 2015

Desporto-Os paraolímpicos (ver post de 20.08.2012)

(Notícia de 23.08.2015)

Federação Internacional de Atletismo proíbe atletas com próteses em Mundiais

nova regra coloca um ponto final na discussão gerada em torno da participação do paralímpico sul-africano Óscar Pistorius, amputado das duas pernas, em competições de atletismo regular.

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) decidiu hoje proibir, a partir de novembro, a participação de atletas com próteses nos Mundiais.
"Foi aprovada uma regra técnica", disse o secretário-geral da IAAF, referindo que "os atletas que utilizam próteses podem participar em competições próprias".
A nova regra coloca um ponto final na discussão gerada em torno da participação do paralímpico sul-africano Óscar Pistorius, amputado das duas pernas, em competições de atletismo regular.
Depois de ter recusado a participação de Pistorius, por considerar que o sul-africano poderia ser beneficiado pelo uso de próteses, a IAAF acabou por autorizar a sua participação em Jogos Olímpicos e Mundiais.
Em 2011, nos Mundiais disputados em Daegu, na Coreia do Sul, Pistorius, que se encontra a cumpri pena de prisão pelo homicídio involuntário da namorada, integrou a estafeta dos 4x400 metros que conquistou a medalha de prata.

Comentário (LBC)
Em 20.08.2012, há cerca de três anos, insurgi-me contra a participação de Óscar Pistorius nos 
Jogos Olímpicos de Londres (ver post no meu blog, na altura), por achar que as condições entre concorrentes, não eram as mesmas. Era uma inustiça para todos.
Porque será que continuamos escravizados à cultura do "coitadinho"? Porque será que temos de emitir, sempre, determinadas opiniões em função e em articulação com o pensamento do "pobrezinho, ele não é igual a nós"? Tenho um tremendo respeito por quem não é igual a mim, seja física seja intelectualmente. E, ao mesmo tempo, um medo terrível de ficar de alguma forma diminuído!  Isto independentemente de, se calhar, muitos deles serem bem mais felizes com a "sua infelicidade" do que eu. Mas não posso deixar de achar que brada aos céus que se tenha deixado cometer esta injustiça, ou seja, a participação de um paraolímpico em provas "normais". Então porque não o contrário, ou só "este é que tem hipóteses de ganhar aos outros"?? Então, porque apenas este? Então porque apenas nesta disciplina? Então, então, entao??
Espero que continue a ter a disponibilidade física e intelectual que sempre tive. Mas se por algum acontecimento deixar de ter, nao posso deixar de lamentar, e de recordar como "a componente física" sempre desempenhou um papel determinante na minha vida. 
Até lá serei coerente!
Arre, será que é preciso um curso superior para ver o que é evidente??
Gosto de ter razão antes de tempo! Dá-me um gozo especial...

Sem comentários:

Enviar um comentário