sábado, 29 de agosto de 2015

Reflexão-Augusto (JJFS)

(Comentário do AJJ a propósito da desclassificação da Telma no recente Campeonato Mundial em Astana)
Vi aqui: https://www.youtube.com/watch?v=9AZJTmCZago
Pareceu-me um pouco forçado, já que para mim não é muito evidente que a acção tenha visado directamente a aplicação da chave em pé, o que é ilegal, parecendo-me mais que a pega se tinha soltado e que ela tentou controlar o braço a caminho do chão, mas prevaleceu o princípio da protecção dos atletas.
Também eu fui uma vez desclassificado numa competição, porque para evitar ser projectado sobre as costas do adversário, coloquei a minha perna direita no interior da perna direita do adversário, e se fosse só isso seria permitido, mas também varri a perna na minha direcção, e isso sendo perigoso deu castigo máximo (desclassificação). Como era cinto amarelo e maçarico, fiquei surpreendido…
Mas aquilo que aconteceu à Telma, naqueles tempos não era banido. Até me lembro de treinarmos chaves em pé. Isto agora está muito mais restritivo para evitar lesões. E de facto, em treinos, várias vezes fiquei magoado (sem gravidade), por causa desse tipo de chave aplicada em pé.
Acho bem que tenha sido banido da competição. Aplica-se só em contexto de rua…
Outra coisa que mudou muito no judo de competição foi a interdição de projectar agarrando as pernas. Penso que o Judo ficou mais puro, apesar de se ter perdido a possibilidade de aplicar algumas técnicas do Gokio. Isto foi mudado porque muitos dos atletas de leste que praticam também uma arte de luta livre, quase exclusivamente recorriam a esse tipo de golpes, além de que também obrigava o atacante a precaver-se contra determinados contra-ataques, baseados no agarrar das pernas. Tenho gostado mais de ver estes combates com as novas regras, pois estão mais espectaculares em termos de projecções.
Abç
Augusto Ferreira da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário