sábado, 11 de janeiro de 2020

Reflexão - LBC (pintura de criança de 7 anos)

Não sei, mas deve ser um defeito meu. Seguramente!
Inventamos, a cada instante, momentos novos para nos emocionarmos, para acharmos que o mundo em que vivemos é maravilhoso e nos está sempre a surpreender e a trazer "coisas novas". 
Eu também o devo fazer. Mas a espaços e com algum tempero, com alguma prudência. Para não me entusiasmar com o efémero, para valorizar o que deve ser efectivamente valorizado, e para não cair no ridículo em que cai 99% da gentinha que sobrevive à minha volta…

Bem, vou até ao mar. A ver se encontro o ET que, bêbado que nem um cacho, me levou a Alfa Centauro na semana passada...:)



O "Picasso do Pré-escolar". Tem 7 anos e já está a agitar o mundo da arte

Os seus quadros coloridos - alguns deles já são vendidos por 11 mil euros - são considerados maduros e geniais, principalmente quando se descobre a idade do artista.


"O artista abstrato mais jovem do mundo". É assim que Mikail Akar, de apenas sete anos, é descrito na sua página oficial de Instagram onde tem mais de 43 mil seguidores. É também chamado de "prodígio artístico" e de "génio expressionista". Os seus quadros coloridos - alguns deles já são vendidos por 11 mil euros - são considerados maduros e geniais, principalmente quando se descobre a idade do artista. Vai expor em Paris, mas quando crescer quer ser... jogador de futebol.
"Com apenas sete anos, já está estabelecido no mundo da arte. Há interesse [nos quadros de Mikail] de países como Alemanha, França e EUA", disse à AFP o pai do menino, nascido em Colónia, na Alemanha, e que é também o seu agente, Kerem Akar.
Foi o pai o "culpado" pela descoberta do talento de Mikail Akar, já conhecido na Alemanha como o "Picasso do Pré-Escolar". Na altura do quarto aniversário do filho, e como já lhe tinha comprado "carros e figuras de ação suficientes", lembrou-se de lhe oferecer uma tela, tintas e pincéis.


"A primeira imagem parecia fantástica, e pensei que tinha sido a minha mulher a pintá-la", recorda. "Mas no segundo e terceiro quadro ficou claro que ele tinha talento", conta Kerem Akar.
Um dos trabalhos de Akar foi vendido recentemente por 11.000 euros e a verba canalizada para uma instituição social apoiada pelo jogador de futebol do Bayern de Munique, Manuel Neuer.
Sobre o quadro: "Uma explosão de cores que lembra Jackson Pollock", escreve a AFP, e uma peça típica do estilo expressionista abstrato de Akar.
Entre os ídolos do jovem artista contam-se pintores como Pollock e Jean-Michel Basquiat - um norte-americano que ganhou popularidade por causa dos seus grafites e que se estabeleceu como um reconhecido artista neoexpressionista - mas também Michael Jackson.
"Quando eu for mais velho, quero ser jogador de futebol", diz Mikail Akar, confessando que a pintura pode ser "muito cansativa".
O prodígio alemão também tem as suas próprias técnicas, como aplicar a tinta na tela usando as luvas de boxe do pai.
Diana Achtzig, diretora da Galeria Achtzig de Arte Contemporânea de Berlim, disse à AFP que ficou impressionada com a "imaginação e variedade" de Akar. "Desde que ele tenha alguém que o apoie e não o explore, tem um grande futuro pela frente", afirmou.
Kerem Akar garante que o filho "só pinta quando quer", o que pode acontecer "uma vez por semana" ou "uma vez por mês", embora admita que a sua vida mudou desde que o talento do filho foi descoberto.
Atualmente a família "vive da arte" do pequeno Mikail. O pai, um ex-vendedor, é agente do filho a tempo inteiro e já o tornou conhecido na cena de arte da Alemanha mas também de outros países europeus. Depois de uma exposição em Colónia, a próxima mostra do jovem prodígio será em Paris.

2 comentários:

  1. De vez em quando surge algo ou alguém, que faz pensar que, afinal, vale a pena.

    ResponderEliminar
  2. Com uma pose daquelas, nem precisava de ver as obras,. É artista!

    ResponderEliminar