sábado, 27 de setembro de 2014

Vetvals-Mário Guerra


Luiz,
Estou a ver que continuas à Boavida, com tempo de sobra para pensares em coisas COMPLICADAS!!!
Tenho andado um bocado ocupado (não por causa dos treinos, que continuam a ser só uma vez por semana, fica descansado!) e só agora tive ocasião de dar uma olhadela aos emails pessoais (quero eu dizer, só te respondo agora não por ter passado os últimos dias a pensar o que iria escrever, mas por só agora ter lido o teu email!).
DESCOMPLICA!
Na PT tinha um maior compromisso com o grupo e sentia o peso de cada falta a um treino ou jogo; por outro lado a minha ‘qolidade’ de jogo estava a degradar-se um pouco e as minhas falhas são verdadeiramente o que mais me irrita! Para além disso também havia por lá um ou outro que eram um bocado COMPLICADOS.
Daí estabeleci este plano: vir aqui para os ‘Valsas’ mas despachar para o mais longe possível o gajo COMPLICADO!!! Blida pareceu-me um bom sítio, que pensei ser bem no meio do deserto, sem telefone, internet, emails, skypes e coisas dessas; afinal enganei-me, mas de qualquer modo a coisa está a resultar: os treinos correm lindamente! Claro que de vez em quanto surge um ‘encontro imediato’ com o primo desses ‘dois ou três primos afastados’ ou um pequeno desaguisado com algum mais sorumbático, mas para descomprimir é ótimo, e o grupo é realmente espetacular!!!
Portanto DESCOMPLICA: se tivesse algum problema ou arrependimento já tinha dito e basava; o meu único comprometimento convosco é o do convívio e camaradagem!
Gostei de saber que já jogas vólei aí com os beduínos e que te estás a divertir, mas fiquei apreensivo por dizeres que andas ‘...num virote, a penetrar...’, e mais por prometeres que ‘quando chegar aí, não sei o que vai ser...’!!!!! Penetrar sempre foi uma prerrogativa minha e em toda a minha vida voleibolística ou sou eu a penetrar ou fico no banco, que é mais seguro!!!
Bom, tomando estes cuidados, podes regressar; aqui já não se fala de outra coisa: o JANTAR (para celebrar o teu regresso).
Um abraço e força por aí (que deve ser uma bela praxe, mesmo com telefone, internet, emails, skypes e coisas dessas!!!),
Mário

Sent: Tuesday, June 03, 2014 8:55 PM
To: Mário Guerra
Cc: Manuel Vasques Oliveira
Olá Mário.
Espero que entre as tuas viagens ao Ceilão (...), e os treinos com o nosso grupo, tudo esteja a correr bem contigo.
Escrevo-te num dos meus intervalos nesta terra do "adia-tudo". Há tempos que desejava falar contigo, mas por uma razão ou por outra não me foi possível fazê-lo. Assim, tem que ir por escrito, depois confirmaremos ao vivo, este meu "recalcamento".
Ora, como introdução, e para que se entenda o discurso que mais à frente escrevo, tenho de dizer que, na última segunda-feira 26.05, fiz um treino de arromba, num núcleo que desencantei nas minhas deambulações pré e pós chegada a Blida. Os rapazitos? Todos com uma vintena a vintena e meia a menos do que eu e, por isso, com capacidades físicas bem mais visíveis. Aliás, dois deles batem a bola aos 2 metros sem espinhas. Devem ter deixado de jogar há pouco tempo, e daí ainda manterem este nível. Depois há mais 5 ou 6 que batem forte mas comprido, já que a barriguita começa a pesar. Mais dois ou três PRIMOS AFASTADOS do Luís Costa, e meia dúzia que jogou no liceu. E eu ...:). Sei apenas que com as equipas que temos feito, ando num virote, a penetrar, a fazer jogo rápido, é um ver se te avias. Quando chegar aí, não sei o que vai ser...:)
Como sabes, ou ouviste falar, desde que o Álvaro se afastou do núcleo, e de alguma forma me "empossou" no lugar, num jantar ainda com o Frederico vivo, que tenho tentado manter este núcleo de amigos, à pala do vôlei. Juntamente com o M.Oliveira e o Alfredo, tê-mo-lo conseguido todos, claro, mas não sem que me roa a consciência no que à forma como o núcleo tem evoluído.
Quando entrei, e à laia de bucha, e mesmo durante alguns anos, o nível que tive ocasião de ver (e participar) foi, sem dúvida, superior ao actual. Por uma razão ou por outra (tenho-o documentado em vídeo felizmente para meu gozo pessoal), a sustentação de bola era mais longa, já para não falar na técnica dos intervenientes. As pessoas eram outras, certo. Mas naquilo que diz respeito à "formação pessoal" temos sabido conservar o nível, e aí tenho de confessá-lo, parece-me que o temos mesmo melhorado. No historial do núcleo, eu, e o Álvaro quando cá estava, recusámos a entrada de elementos, e pedimos mesmo a um ou outro visado que não aparecessem mais, já que não tinham perfil adequado.
Temos um grande núcleo, com pessoas muito interessantes, mas que, devido à idade (TODOS sem excepção!), devido a não terem tido escola no voleibol, a lesões, ou a esta súbita intermitência na presença de alguns (:(...), tem vindo a perder competitividade.
Ora aqui é que entras tu. Quando te convidei, através do MP, para vires, obviamente que sabia com o que ia contar. Não só através de uma ou outra pessoa que te conheciam, mas também ao que sempre avaliei nos jogos em que participaste ;). Em termos voleibolísticos, esses eu sabia :).
Confronto-me agora com um dilema. E eu, como gajo complicado que sou, mas disso tenho consciência(!), tenho de desabafar.
Tan, tan, tan, tan...:)
Antes de estares connosco, ainda jogavas com os teus ex-colegas do CDUL nos campeonatos do Inatel. Apesar de o Manuel Piedade e eu, penso, te termos explicado como funcionava o nosso núcleo, não sei se tiveste plena consciência, no que ao nível voleibolístico diz respeito, do que "isto" era.
Agora que estás cá dentro, já saberás como a orquestra toca.
Tal como eu aqui, "tenho vindo a ser puxado para cima" nos treinos de vôlei. O mesmo se não passou contigo.
E o meu dilema é este: de te ter desencaminhado para uma orquestra (malta muito porreira, mas...Sociedade Filarmónica dos batedores de chincha) que não toca exactamente como, já não digo a Boston Symphonic Orchestra, mas pronto, uma das nossas orquestras de câmara ...:)
Estou convicto de que gostas e de que te ambientaste plenamente, temo apenas que te tenha desencaminhado para algo que poderias ainda ter adiado.
Penitencio-me por isso, se "sentires".
Mas digo-te, e com toda a honestidade e frontalidade, de que é um gosto, um gozo e um privilégio muito especial, saber que podemos contar contigo.
Depois ao vivo bates-me :)

PS-Manuel (sim, sim, tu também me podes bater depois!!!), por sete razões, uma de grande respeito, e as outras seis da amizade que temos sabido manter, mando-te este mail, apesar de saber que discordas...
Mas deixa lá; concordamos em muitas outras coisas :)


Luiz Boavida Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário