quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Reflexao-MBraz (apresentação do livro "O dia do estudante")

(RETIRADO DO DIÁRIO, ANTERIOR AO BLOG)
01out10
Ontem, 30 de Setembro de 2010, fui assistir (devidamente uniformizado), no Palácio da Independência junto ao Rossio, ao lançamento do livro do Manuel Poirier Braz, "O dia do estudante".
O livro foi apresentado pelo Dr. Medeiros Ferreira, depois de duas introduções; uma, brevíssima, do representante da Petrony; e outra, inteligente, "sarcástica qb", humorística, e bem disposta, mas sobretudo com o timing exacto, por parte do Manuel.
Duas coisas retive; uma, a felicidade patenteada pelo Manuel naquele momento. Mais um livro, mais um momento para estar com os amigos, mais um momento para mostrar quão feliz está, e é, com a Lena.
A segunda, o paradoxo a que assitimos todos, durante a apresentação, e que mais não é do que o espelho da sociedade que plantámos.
Enquanto que lá dentro, era a serenidade, a calma, a reflexão sustentada, a história (contada pelo contador Manuel) e a História (recordada pelo historiador Medeiros Ferreira), a construção de algo, lá fora, um grupo de não sei o quê, tocava não sei como, berrava até mais não, atropelava os sentidos de outrém, instituía a confusão e uma amálgama de sons.
Sem dúvida, o contraste entre o equilíbrio, lá dentro, e a falta de equilíbrio lá fora, numa sociedade em mutação, e para pior, estou convencido.

Parabéns por me mostrares a forma como estás na vida, pela forma como me tratas, pelos livros escritos, e pela Lena.

Sem comentários:

Enviar um comentário