quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Reflexão-Moi-Eusébio e CRonaldo

Cristiano Ronaldo já é o melhor marcador português da história das competições europeias, com 58 golos, após ter bisado na vitória do Real Madrid frente à Juventus.

(No DN de 24.10.2013)
Cristiano Ronaldo tornou-se, nesta quarta-feira, o melhor marcador português da história das competições europeias, tendo superado os 57 golos que Eusébio fez em 75 jogos pelo Benfica (entre Taça dos Campeões Europeus, Taça das Taças e Taça das Cidades com Feira).

Nunca me lembrei de comparar Eusébio com Ronaldo, nunca.
Enfim, refiro-me aos golos, claro. Única e exclusivamente aos golos!
Porque de resto, não me lembro de o Eusébio ter posturas de Super -homem quando marcava livres directos; ou de se atirar para o chão para impressionar os árbitros; ou de tentar marcar golos com a mão; ou de fazer gestos impróprios para o público no estádio; ou de cuspir numa câmara de televisão.
Não! Assim de repente, de repente, apenas me sinto capaz de comparar os dois "no resto". E aqui, ou seja, no que me impressiona mais, Eusébio vence;...por falta de comparência do homólogo!

Mas por aqui se vê, e uma vez mais, não só a incompetência dos jornalistas, como a obsolescência noticiosa!
Alguém já fez um estudo com a média de golos marcados, de cada um, e por competição?
Alguém já reflectiu sobre o ranking e historial das equipas que defrontamos hoje, comparado com o daquelas que defrontávamos há cinquenta anos?
Alguém já pegou na máquina de calcular, e fez contas entrando em linha de conta - como se ensina nas Universidades de Motricidade Humana, e é corriqueiro em alta competição! -, com variáveis indirectas como idades dos jogadores, internacionalizações dos selecionados,  minutos jogados, etc.?
Quando encontrar, penitencio-me. E até ofereço uma tabuada aos escrivões que não sabendo pensar, pensam que fazem dos outros impensantes!
Simplifiquemos,...alguém sabe fazer contas??
Obviamente que não!
É o momento da história em que se aplica melhor a terminologia "do pontapé para a frente"
Continuam a tomar a plebe por parva. E além de parva (que O É declaradamente!), pensam que todos compram única e exclusivamente revistas cor de rosa e o Correio da Manhã, e ouvem os concursos pimba, os talk-show e telenovelas que nos impingem!

I need an Island! Definitely!

Sem comentários:

Enviar um comentário