domingo, 10 de novembro de 2013

Reflexão-Carlos Heitor

Texto do Carlos Heitor a propósito de um artigo do "The Economist" de 09.11.2013 sobre a avaliação dos professores no USA: ( link http://www.economist.com/news/united-states/21589427-states-are-starting-test-teachers-your-marks)

Luiz,

Se entendi bem o texto, existe cada vez mais a perspetiva de colocar a prestação dos alunos como o fator principal de avaliação da prestação dos professores.

Utilizando o quadro teórico patente no livro de “Henry Mintzberg – Estrutura e Dinâmica das Organizações”, numa empresa a prestação dos elementos do Centro Operacional mede-se pela sua rendibilidade de produção. O problema é que numa escola o Centro operacional não são apenas os professores como alguns querem fazer crer, pois existem alunos com motivações e vontade própria e não máquinas e parafusos. Numa escola o “Parafuso” tem vontade própria. Uma vez coloquei esta questão a uma formadora numa ação de formação sobre a autoavaliação das escolas e a coitada da senhora não me soube responder, provavelmente, ela, tal como muitos experts da nossa praça nunca tinham pensado nisto desta forma.

Um professor de dê aulas numa escola em contexto socioeconómico desfavorável, com alunos violentos (alguns com pulseira eletrónica) ou com necessidades educativas especiais (desde o ano passado que, deste tipo de alunos, só os que têm Currículo Educativo Individual realizam outro tipo de exames, ou alunos que só se alimentam na escola porque passam fome, nem que dê o “pino” pode ter uma “accountability” semelhante aos de um professor de uma escola tipo Pedro Nunes ou de alguma Privada (que até seleciona os alunos que entram).

E o que está aí para vir este panorama ainda vai ficar pior, pois as escolas tipo Pedro Nunes porque têm bons resultados vão receber mais apoios do ministério e vão ficar cada vez melhores, enquanto as outras vão ver os seus apoios reduzidos. Neste quadro a “accountability” serve para justificar o quê?

Agora concordo que formação e experiência não são os únicos fatores que devem concorrer para avaliar um professor, pois seria de desprezar tudo o que escrevi nesta mensagem.

Abraço

CH

Sem comentários:

Enviar um comentário