quinta-feira, 1 de maio de 2014

Argélia-as regras de ouro

ARGÉLIA- as regras de ouro

"Ça va?" e "sans souci"! São estas as regras de ouro que caracterizam esta sociedade. Se o "ça va" corresponde ao tão infelizmente institucionalizado " tudo bem?" brasileiro, o "sans souci" pretende antecipar a inexistência de problemas de maior, com a contrapartida da manutenção de uma paz podre, que se reflecte, seja através de um objectivo "dolce fare niente", seja através do adiamento sistemático da resolução de todos os problemas.

"Cá se vai" e "sem problemas" anunciam assim, a completa estagnação de uma sociedade que alguns querem ver mudar (como parece ser o caso do nosso Dono de Obra, a ONA), mas que a maioria por uma razão enraizadamente cultural, quer manter.

E levarão muitos anos a alterar, já que este conceito está por demais entranhado, sobretudo nas camadas mais jovens. Para eles, passar à frente numa fila de carros ou pessoas, atravessar uma auto-estrada pondo em risco a sua vida e a dos outros, cuspir ou deitar o copo do café para o chão, andar de mota em contramão, galgar o passeio utilizando-o para passar à frente dos que estão na via, fazem parte do "quotidiano".

Prometer algo é como que deglutir ou pestanejar. Fazem-no sucessiva e inconscientemente.

Até os mais letrados falam entre eles em árabe, em frente de pessoas, com as quais deveriam ter um mínimo de cerimónia e educação.

Eis a razão pela qual "sans soucie" e "ça va" constituem o cartão de apresentação e os termos mais usados por aqui; "isto cá vai" e "sem problemas".

Efectivamente! Faria se os houvesse!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário